
Em 2013, depois de passados cinco anos da crise financeira que afetou uma série de mercados em 2008, Henry Paulson, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos daquele momento, considerando o grau de interligação, de internacionalização e a atmosfera e as práticas que, conjuntamente, interferem nas unidades financeiras ao mesmo tempo, apropriou-se da alegoria do efeito pipoca, cunhada pelo economista Edward Lazear, para combater a outra alegoria do efeito dominó, já proliferada pela mídia norte-americana. Nessa declaração, nota-se que a figura de retórica, muito além de servir como um mecanismo de tradução do discurso econômico para a norma padrão da língua, indica uma especificidade de raciocínio que transfere as interpretações demarcadas de intenções ou de posições socioculturais acerca dos fenômenos econômicos para uma imagem de forte representação, que, muitas vezes, escamoteia os interesses do enunciador. Paulson, no âmbito do documentário Hank, dirigido por Joe Berlinger, ao substituir a alegoria da peça de dominó que inicia o toque de quedas em sequência pela alegoria do estouro das pipocas em uma panela, pulveriza a investigação da responsabilidade da crise financeira quando reforça a mutualidade sistêmica das unidades econômicas.